Valências
Centro de Convívio
Valência criada em 2008 com o objetivo de apoio e inclusão a população idosa e no combate ao isolamento para os idosos que vivem sozinhos e foi implementado um projeto de alfabetização, no qual contava com a colocação de um professor da Direção Regional da Educação, sendo que no presente não há destacamento de professores para o centro de convívio.
O grupo de utentes desenvolve diversas atividades e competências, desde a língua portuguesa, matemática, geografia, cultura geral entre outras, sendo uma dinâmica de grande importância na aprendizagem formal e informal.
Grupo de Dança
Formado em 1999, tendo sido uma ótima forma de ocupar os tempos livres dos jovens, bem como de descobrir novos talentos e da participação em diversas atividades de entretenimento.
O grupo, pela sua versatilidade, dinamismo e capacidade de entretenimento, conta com várias atuações e participações, nomeadamente no programa "Madeira em Direto", "Pôr do Sol", Atlântida" e "Madeira Viva" da RTP.
Tem marcado presença nas diversas atividades realizadas na própria Freguesia, nomeadamente na "Exposição Regional do Limão", "Dia do Emigrante" e "Semana Cultural da Ilha", apresentando sempre um espetáculo de qualidade e grande entretenimento.
Além de atuações na freguesia, conta com outros espetáculos realizados no Concelho de Santana e um pouco por toda a Região da Madeira.
Atualmente o grupo encontra-se em pausa.
Grupo de Teatro
O grupo de teatro, iniciou a sua atividade em 2002 com a participação de diversos jovens e crianças no "Curso de Formação de Iniciação ao Teatro", dirigido pelo Professor Zé Abreu.
O grupo, pela sua versatilidade, dinamismo e capacidade de entretenimento, conta com diversas participações no programa "Madeira em Direto" e "Irreverência", da RTP Madeira, assim como atuações em atividades freguesia da Ilha, nomeadamente na "Exposição Regional do Limão", "Dia do Emigrante" e "Semana Cultural da Ilha", e ainda em eventos do Concelho de Santana e em outras iniciativas desenvolvidas um pouco por toda a região.
De todos os trabalhos apresentados pelo grupo, destacam-se: "O Auto da Índia", "O Cirurgião Distraído", "O Auto do Vicio Infernal", "À Procura de um Pinheiro", "O Diálogo das Estações", "O Homem Honesto", entre outros trabalhos de boa qualidade.
Atualmente, o Grupo de Teatro encontra-se inativo.
Empresa de Inserção Social- Ao Seu Lar
Iniciada no dia 11 de junho de 2007, a empresa de inserção social insere-se no conceito de economia solidária e é uma medida de emprego do Instituto Regional de Emprego através da Secretaria Regional dos Recursos Humanos.
Esta medida visa integrar indivíduos desfavorecidos em relação ao mercado de trabalho, tendo sido atribuído à Casa do Povo da Ilha o estatuto de empresa de inserção social por um período de 7 anos, tendo, desta forma, terminado o seu prazo em 2014.
Sendo uma medida de emprego, era ao mesmo tempo um projeto social e económico que correspondeu à criação de 15 postos de trabalho ao longo dos 7 anos, o que representou para a freguesia da Ilha, um motor de desenvolvimento e apoio direto às famílias carenciadas.
O projeto designou-se "Ao Seu Lar" e previu a formação e profissionalização, em cada fase, de 5 mulheres para a execução de serviços gerais e produção de bebidas. Como forma de contribuir para o escoamento do limão, produto de excelência da freguesia, a empresa lançou no mercado a famosa "Ponchilha", "Licores da Ilha" e "Concentrado de Limão".
Desde 2014 até a atualidade, a empresa encontra-se inativa.
O Nosso Povo, A Nossa Marca
Em 2013, a Casa do Povo da Ilha, iniciou este projeto turístico aprovado pelo programa Juventude em Ação.
É um roteiro que envolve a população e comércio local e que aposta em dinamizar a economia da localidade.
Tem por finalidade a promoção da oferta de um novo produto turístico baseados nas vivências das tradições da freguesia da Ilha e que assenta nos campos da gastronomia, ambiente, artesanato e agricultura.