A Semana Cultural da Ilha é um dos principais cartazes da Freguesia da Ilha, que tem atraído muitos populares. Teve início em 1994, sob a Direção da Presidente fundadora da Casa do Povo, Jerónima Carvalho.
É um evento que marca a agenda cultural regional desde então, e reúne sinergias em torno da reflexão e da abordagem cultural nas mais variadas formas de expressão. É uma iniciativa que se foca na temática central cujas atividades organizadas, ao longo da semana, vão desde as exposições, conferências, atuação de vários grupos culturais (dança, teatro e da música).
Realiza-se com o objetivo de divulgar e promover os traços mais genuínos e evidenciar as particularidades locais, especialmente no que concerne ao artesanato, às tradições, usos e costumes. É um espaço de debate e reflexão nas temáticas culturais dos dias de hoje, especialmente no que concerne às zonas rurais. É um evento que pretende ser um contributo de descentralização cultural que oferece à população local e visitante, oportunidades culturais de referência, através de exposições, conferências de interesse, artistas de renome, workshops, entre outras.
Este Dia também tem sido transmitido em direto para todo o mundo através do canal naminhaterraTV.