top of page

Dia do Emigrante:
Sabores e Saberes Tradicionais

   O Dia do Emigrante é um dos principais cartazes da Freguesia da Ilha, que tem atraído muitos populares. Teve início em 2004, sob a Direção presidida por António Trindade.

  Realiza-se com o objetivo de prestar homenagem àqueles que a dada altura da sua vida saíram da sua terra natal à procura de melhores condições de vida. Este dia de reencontro de raízes e de pessoas tem sido palco de diversas iniciativas desde desporto, música, folclore, teatro e dança, organizadas por forma a cativar os emigrantes, os turistas que por esta altura se encontram na Região, bem como a população em geral.

   Este evento, para além de homenagear os emigrantes pela ação dinamizadora no desenvolvimento e progresso da nossa comunidade, pretende promover e demonstrar aos nossos emigrantes aquilo que de melhor se faz ao longo do ano, na Região, numa festa de sabores e saberes tradicionais e muita animação.

   A acompanhar a animação e como fatores inerente a este Dia, ao longo das diversas edições, estão a gastronomia de diáspora, a venda de artesanato local, a Missa a Nossa Senhora do Rosário pelos Emigrantes e um debate com uma temática de interesse para os emigrantes madeirenses.

Integrado no programa do evento desde 2019, e fazendo parte do calendário do Campeonato Regional de Carros de Pau 2022, está o Circuito de Carros de Pau, atividade que se realiza em parceria com a Associação Recreativa e Cultural Amigos dos Carros de Pau de Água de Pena (ARCACPAP).

   Este Dia também tem sido transmitido em direto para todo o mundo através do canal naminhaterraTV, uma forma de colmatar as saudades, aproximando assim, a nossa terra aos emigrantes, espalhados pelos quatro cantos do mundo.

bottom of page